sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AULA 28-08-2009

ENTIDADES RELACIONADAS A GESTÃO DE RISCOS.

Gestão de Riscos é um tema objeto de interesse de inúmeras instituições, tanto sob a ótica do desenvolvimento de processos para gestão de Riscos, como para o estabelecimento de critérios de definição de Riscos e elaboração de avaliações e classificações (ratings) de Riscos.
Destacamos as seguintes instituições:ISO – International Satandardization Organization Iso 31000 – Sistema de Gestão de Riscos a ser introduzido até o final do corrente ano.PMI – Project Management Institute Importante organização na área de gestão de projetos. Aborda gestão de riscos no que se relaciona com gestão de projetos.RMI – Risk Management Institute Instituição dedicada a gestão de riscos, oferecendo cursos e programas educacionais na área de Riscos.FERMA – Federation of European Risk Management Associations.RATING AGENCIES – Moody, Stand & Poors, Etc.

A norma ISO 31 000:2009 fornece princípios e orientações sobre gestão de riscos. Pode ser utilizada por qualquer pessoa, empresa privada ou pública, associação, grupo de pessoas ou indivíduo. Pode ser aplicada por tempo indeterminado, numa ampla gama de atividades, incluindo estratégias e decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços, ativos e sobre específicas práticas adotadas.

A definição de riscos e o nível de proteção desejado é um processo inerente a cada empresa ou organização e visa atender os interesses e políticas prevalecentes em cada caso e situação. O nível de risco pode ter diferentes interpretações em diferentes organizações e o critério de cobertura do risco variar de caso para caso e organização para organização.

O processo de gestão de riscos engloba também planos de contingências, capazes de definir como a empresa vai reagir caso o risco em questão torne uma realidade. Planos de contingências visam a continuidade do negócio na hipóteses da ocorrência de um infortúnio.

O papel das agências de classificação de Riscos (Rating Agencies) visa atestar o nível de segurança de determinada empresa, organização ou mesmo país para responder na data combinada. a compromissos assumidos. A análise envolve uma avaliação da situação patrimonial, financeira, experiência creditícia e vulnerabilidade das atividades desenvolvidas pelas organizações em análise. Em síntese, fornece uma classificação sobre a capacidade de uma empresa ou organização de quitar seus compromissos nas datas convencionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário