terça-feira, 1 de setembro de 2009

AULA 04-09-2009

GESTÃO DE RISCOS EMPRESARIAIS.

Pode ser entendido como um processo sistemático de identificar, analisar e responder a riscos, procurando obter vantagem das oportunidades de melhoria sempre que possível.

Identificação de riscos: consiste na determinação de quais riscos, internos e externos, são mais prováveis de ocorrerem e quais são os limites aceitáveis para cada um deles;

Avaliação de riscos: análise da probabilidade de ocorrência e impacto dos riscos identificados, de maneira quantitativa e qualitativa;

Desenvolvimento de reação ao risco: devem ser criados planos de contingência para os riscos identificados e avaliados, com a finalidade de eliminar ou minimizar os impactos causados. É necessário avaliar sempre os efeitos positivos e negativos da implementação dos planos de contingência;

Controle de riscos: estabelecer um processo formal de identificação, avaliação e desenvolvimento de respostas aos riscos do projeto, para que a situação dos riscos associados seja constantemente monitorada e os planos de contingência estejam sempre atualizados e prontos para serem implementados.

Classificação de Riscos :

1. Risco contratual

Possibilidade de perda relacionada à inadequação formal do contrato, à interpretação de suas cláusulas e à sua conformidade com a legislação pertinente.

2. Risco de concepção de processos

Possibilidades de perdas ocasionadas pela inadequação na concepção, manutenção e comunicação dos processos negociais, de gestão e de suprimentos.

3. Risco de conformidade

Possibilidade de perda ocasionada pela inobservância, violação ou interpretação indevida de regulamentos e normas.

4. Risco tributário

Possibilidade de perda ocasionada por interpretação indevida da legislação tributária.

5. Risco de terceirização

Possibilidade de perdas decorrentes da transferência da gestão e operação de processos internos para outras entidades.

6. Risco Cambial

Possibilidade de perdas decorrentes de exposição a variações de taxa de câmbio de moedas.

7. Risco Patrimonial

Possibilidades de perdas decorrentes de perdas patrimoniais (incêndio, roubo etc).

8. Risco por perda e danos a terceiros.

Possibilidades de perdas por danos causados a terceiros.

9. Riscos especulativos ou dinâmicos.

Riscos que envolvem uma possibilidade de ganho.

Gerente de Riscos:

Responsável pela avaliação, monitoramente e controle de riscos. Elabora o planejamento da gestão de riscos, respondendo pelas análises quantitativa e qualitativa de riscos. Coordena planos de contingências e coordena a disseminação na organização de cultura de prevenção de riscos. Investiga incidentes e coordena ações corretivas e preventivas de riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário