segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AULA 16-10-2009

FUNDOS DERIVATIVOS

São Fundos de Investimentos composto por ativos cujos rendimentos deriva de contratos futuros de compra ou venda de bens ou índices financeiros. Existem com duas finalidades:

= Hedge (proteção cambial)

= Alavancar rentabilidade (Restrito a certos tipos de fundos).

ORIGEM DO MERCADO FUTURO (Commodities).

Chicago, século 19. Oscilação nos preços de produtos agrícolas em função da grande oferta de produtos no outono (época de colheita) e escassez na primavera (entre safra). Em 1842 surge a Chicago Board of Trade (CBOT) ou popularmente chamada de Bolsa de Chicago onde produtores e compradores estabelecem negociações para entrega/pagamento futuros de mercadorias, evitando assim oscilações sazonais de preços.

MERCADO ATUAL DE DERIVATIVOS:

Com a crise econômica que iniciou no segundo semestre de 2008, veio a tona grandes especulações de empresas no mercado de derivativos, visando obter lucros através da especulação financeira. Atualmente há uma grande discussão no âmbito dos países desenvolvidos sobre como regulamentar esse mercado, tornando suas operações mais transparentes e controladas por autoridades reguladoras.

HEDGE: Proteção cambial adquirida para contrapor exposição de risco assumida em moedas estrangeiras. A proteção pode ser obtida através da simples aquisição de opção de compra de moedas, ou através da compra futura de commodities com cotação na moeda desejada, minimizando-se assim riscos de desvalorização cambial.

MERCADO FUTURO DE AÇÕES: Além da compra e venda de ações a termo, há a modalidade de opções, onde é pago um prêmio pelo direito de possuir a opção de compra de uma determinada ação a um determinado preço.

MODALIDADES DE CONTRATOS FUTUROS: - Taxas de juros - Moedas - Índices de Bolsas - Grãos - Carne - Metais - Alimentos - Energia - Madeira.

A especulação financeira é importante para trazer liquidez ao mercado e para criar novos mecanismos e instrumentos financeiros. Mas a dimensão do mercado de derivativos chegou a tal ponto que hoje representa uma ameaça para a economia como um todo, requerendo das autoridades financeiras a criação de novas regras e controles para esse mercado.


AULA 09-10-2009 - AVALIAÇÃO BI-MENSAL - AV1

AULA 02-10-2009 - REVISÃO DA MATÉRIA PARA AV1

Nenhum comentário:

Postar um comentário